Ana Nagem faz 'travessia' na Praça da Liberdade

Ana Maria Nagem, da Espaço Único, participou no dia 27 do projeto Travessia, um passeio guiado na Praça da Liberdade. Ela falou da arquitetura dos prédios no entorno e do paisagismo da praça, da história da evolução no traçado dos jardins e também vendeu seu livro autografado, "Legislação e ocupação de Belo Horizonte: paisagem da Praça da Liberdade"."É sempre uma alegria e um grande aprendizado participar desses projetos que contam um pouco da história de coisas que nos circulam diariamente e não nos damos conta", disse.

 

Alunos da FEAD visitam obra da EU

Os alunos do curso de Engenharia Civil da FEAD - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - em BH realizaram uma visita técnica no dia 1º, sábado, em uma obra que está sendo feita no bairro Salgado Filho. O projeto, assinado por Ana Maria Nagem, da Espaço Único e professora da turma, foi explicado aos alunos. Eles puderam ver de perto algumas técnicas utilizadas, materiais, tendências de estilo e ainda tiraram dúvidas sobre vários temas relacionados à matéria. "É importante sair um pouco da sala de aula e mostrar como é o processo diretamente nas obras, dando uma visão além das pranchetas de desenhos e cálculos", explicou Ana Nagem.

Mais fotos em https://www.facebook.com/espacoun/posts/1763950843919116
 


Sucesso em evento da mulher do HC de Belo Horizonte



A arquiteta e paisagista Ana Maria Nagem participou do evento "Lugar de Mulher é onde ela quiser" realizado pelo Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A Semana da Mulher no HC teve como pano de fundo o empoderamento da mulher.

A contribuição de Ana foram as palestras "Paisagismo indoor: tratamento de pequenos espaços" e "Feng Shui: ténicas para harmonizar seu lar e sua vida". "Fiquei emocionada e agradecida com todo o carinho e acolhimento da equipe do HC e dos visitantes que me prestigiaram. Na verdade, prestigiaram uma causa nobre: respeito com o ser humano e acessibilidade da alma!", alegrou-se.

 

"Lugar de mulher é onde ela quiser" é tema de evento voltado para as trabalhadoras do HC-UFMG

No próximo dia 8 de março, o mundo inteiro se une para comemorar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Porém, mesmo com todos os avanços, muitas ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Por isso, crescem no mundo diversos movimentos que lutam pela igualdade de gêneros e pela ampliação da participação social econômica e política das mulheres.

Neste ano, o Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), decidiu comemorar a data de maneira diferente. Para isso, escolheu como tema "Lugar de Mulher é onde ela quiser" e em vez de abordar temas considerados como tipicamente femininos, a Semana da Mulher no HC terá como pano de fundo o empoderamento da mulher. Na programação, será abordado diversos temas, desde finanças pessoais e investimentos até feng shui emecânica para mulheres. O SESC Venda Nova também oferecerá oficinas de artesanato e intervenções teatrais.

A doutora em administração e coach Raquel Furtado abre a programação. Ela ministrará palestra sobre os desafios enfrentados pela mulher moderna e como conciliar vida pessoal e profissional no primeiro dia do evento, em 8 de março. "Ajudar as pessoas a encontrarem o que elas têm de melhor dentro de si, atingirem seus objetivos, serem mais felizes e terem uma vida mais plena, a partir da compreensão de que o caminho do sucesso é SER VOCÊ MESMO", ressalta a professora.

A Escola Nedi irá oferecer palestras sobre personal organizer e moda. A arquiteta e paisagista Ana Maria Nagem abordará os temas "Paisagismo indoor: tratamento de pequenos espaços" e "Feng Shui: ténicas para harmonizar seu lar e sua vida". A administradora Bárbara Andrade, do blog Cuide da Sua Bolsa. vai ensinar "Como organizar as finanças pessoas e fazer investimentos",

As trabalhadoras também poderão aprender noções de mecânica para mulheres com a técnica em automobilística Bárbara Bier, que tem mais de 10 anos de experiência no ramo automotivo. "Minha missão é empoderar as mulheres com relação ao uso e manutenção de seus carros para que elas se sintam seguras e independentes", ressalta Bárbara.

 

Falece o arquiteto e urbanista Haruyoshi Ono, sucessor de Burle Marx

Faleceu no Rio de Janeiro o arquiteto e urbanista Haruyoshi Ono. Ele foi discípulo, sócio e principal herdeiro artístico do paisagista Roberto Burle Marx. Os dois começaram a trabalhar juntos em 1965, quando Haruyoshi trabalhou como estagiário no escritório do mestre. Mexia com jardins desde jovem, habilidade ensinada pela mãe, Ekiko Ono, no jardim da família no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. Ao se formar em Arquitetura, foi transformado de aprendiz em sócio e durante quase 25 anos desenvolveu junto com Burle Marx projetos de renome no Brasil e exterior. [leia mais em http://www.caubr.gov.br/falece-o-arquiteto-e-urbanista-haruyoshi-ono-sucessor-de-burle-marx/]

 

TERRACAP abre inscrição para concurso de projeto

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Projetos – Parques Central e Sul de Águas Claras – DF, uma promoção da Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal – IAB/DF. Podem participar profissionais habilitados, nos termos do edital. Outras informações clicando aqui.

 

Ana Nagem lança livro na Quixote em BH

A arquiteta e paisagista Ana Maria Nagem Frade recebeu no sábado, 22, amigos e convidados para o lançamento do seu livro "Legislação e ocupação de Belo Horizonte: paisagem da Praça da Liberdade". O evento aconteceu na tradicional Quixote Livraria e Café em Belo Horizonte (MG). "Estou muito feliz em poder compartilhar um trabalho que tem tudo a ver com a história urbanística de nossa capital. É uma leitura que estuda o passado, o presente e ajuda a deixar diretrizes para um futuro mais acessível e harmônico no campo da arquitetura e do urbanismo", afirma a autora.

O livro aborda, sob a ótica do urbanismo e paisagismo, a legislação específica da cidade e as mudanças pelas quais a praça e seu entorno passaram nos períodos colonial, republicano e contemporâneo. Veja as fotos em nossa fanpage clicando aqui!

 

Circuito da Liberdade, em BH, respira literatura até domingo

A Primavera Literária começa hoje em Belo Horizonte e faz parte do Circuito das Letras, evento gratuito que promete uma grande celebração da literatura. Acontece até domingo, 9, das 9h às 21h no Circuito da Liberdade.

Vários livros podem ser adquiridos, entre eles o lançamento da arquiteta e paisagista Ana Maria Nagem, "Legislação e ocupação de Belo Horizonte: paisagem da Praça da Liberdade". Vale a pena passar por lá e conferir toda a programação. Veja tudo no link https://www.facebook.com/events/309165636122597/

 

Acolhimento nas cidades norteia congresso internacional em SP



Aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em São Paulo, o 4° CIAP - Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística. Com o tema "Cidade Acolhedora", o evento destacou o papel do projeto de Arquitetura Paisagística na resolução de conflitos e aproveitamento de potencialidades da paisagem; promoveu a integração entre a prática profissional e a pesquisa acadêmica, que amplia o escopo e contribui para moldar a profissão; discutiu as potencialidades e os desafios da Arquitetura Paisagística frente ao objetivo de prover um incremento nos Indicadores de Desenvolvimento Urbano das Cidades Brasileiras e Latino Américas; consolidou a Carta Brasileira da Paisagem e divulgou os preceitos conceituais e as experiências práticas da arquitetura paisagística contemporânea. A arquiteta e paisagista Ana Maria Nagem, da Espaço Único, participou do evento. Engajada nas questões de acessibilidade e acolhimento dos grandes centros urbanos, Ana lançou um livro que trata justamente dos projetos históricos do entorno da Praça da Liberdade, um dos símbolos de Belo Horizonte.



Carandiru
Uma das atividades do congresso foi a visita técnica ao Parque da Juventude, espaço que antes abrigava o presídio Carandiru, capítulo negro da história brasileira que foi transformado através do projeto da arquiteta e paisagista Rosa Kliass, que acompanhou os participantes. O parque foi erguido utilizando as estruturas do antigo presídio após sua desativação. "Enriquecedor poder ver a capacidade de um projeto paisagístico em transformar um espaço tão negativo quanto um presídio em uma nova proposta que integra toda uma comunidade. São conceitos importantes que o paisagista pode aplicar em diferentes escalas, realidades e necessidades", explica Ana. A paisagista mineira aproveitou a oportunidade para presentear Kliass com um exemplar do livro "Legislação e ocupação de Belo Horizonte: Paisagem da Praça da Liberdade". Quer ver mais fotos? Visite nossa página no Facebook clicando aqui!

 

Estudantes visitam instituição para briefing de requalificação



Alunos do módulo 4 da Faculdade de Design de Interiores do INAP - Instituto de Arte e Projeto - fizeram uma visita ontem (1º) ao Lar das Idosas Santa Gema Galgani, instituição em Belo Horizonte (MG). O objetivo foi fazer um diagnóstico (briefing) e verificar como a requalificação dos espaços e ambientes internos e externos modifica e impacta positivamente a vida dos que vivem ou usufruem dos serviços prestados pela instituição. "Ter contato com realidades distintas, além das teorias de sala de aula, incrementa a visão de todos nós e traz um senso de prioridades para uma vida mais digna", afirma a arquiteta, paisagista e professora Ana Maria Nagem.

O Lar das Idosas Santa Gema Galgani é uma instituição filantrópica que funciona há mais de 30 anos e sobrevive através de doações e do convênio com a Prefeitura de BH. Instituição de Longa Permanência Para os idosos, o Lar tem capacidade para 20 idosas e a equipe de atendimento conta com enfermeiro, psicólogo, assistente social, cuidadores de idosos, técnica de enfermagem, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.

https://www.facebook.com/lardasidosassantagemagalgani/

 

Muita história para contar

Mais de 500 participações e projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos: esse é o portfólio de 22 anos de trabalho da arquiteta Ana Maria Nagem, da Espaço Único. Ela pretende catalogar e fotografar boa parte do trabalho que foi feito durante sua permanência na cidade mineira de Ipatinga, a 209 km da capital. "Quero divulgar através de fotos um período grande de projetos. São residências, clínicas de várias especialidades, igrejas, loteamentos, instalações industriais, parques, praças, espaços comerciais, restaurantes, escolas de vários níveis de ensino, academias e teatros", diz.

"Será possível ver as tendências e o que mudou nesses 22 anos de história. Essa diversidade de usos exige muito aprimoramento, criatividade e estudo de normas técnicas", comenta a especialista em Revitalização Urbana e Arquitetônica e em Plantas Ornamentais no Paisagismo. (Clique aqui para visualizar as imagens)

 

Ana Maria Nagem apresenta livro sobre planejamento de símbolo belo-horizontino

A Arquiteta, Urbanista e Paisagista responsável pela Espaço Único Projetos Universais, Ana Maria Nagem, fez o pré-lançamento, no dia 4 de agosto, do seu livro "Legislação e ocupação de Belo Horizonte: Paisagem da Praça da Liberdade. O evento aconteceu no INAP - Instituto de Arte e Projeto - e contou com a presença de amigos e profissionais interessados pelo tema da obra.



O livro estuda a legislação específica para utilização do solo e faz uma coletânea e análise de Leis, Decretos e Portarias que constituem o conjunto de instrumentos de construção da cidade e estabelecem os parâmetros urbanísticos específicos para o município de Belo Horizonte. O foco são as mudanças ocorridas na paisagem da Praça da Liberdade, espaço com relevância política, administrativa, econômica, cultural e patrimonial, e de seu entorno imediato – centro político e administrativo de onde saem as deliberações para o povo de Minas Gerais –, desde a implementação da cidade, em 1897, até 2010, a fim de apontar a relevância da legislação sobre a ocupação e a configuração da paisagem urbana e sobre a qualidade dos espaços públicos e privados. "Uma obra história, sem dúvida, e adequada aos profissionais que desejam conhecer o planejamento de BH e, com isso, planejar melhor o nosso futuro", afirmou Ana. Uma nova edição do livro sairá em breve.

 

Feng Shui foi tema de curso no fim de semana

O último sábado (06) foi reservado aos interessados na arte do Feng Shui com o curso "Feng Shui no Paisagismo". Realizado pelo Espaço Único Projetos Universais, o curso abordou a técnica milenar de harmonização de ambientes e energização de jardins. Seus princípios também são utilizados em arranjos florais.



Os participantes conheceram histórico, conceitos e conhecimentos básicos do Feng Shui, além de seus elementos, objetos, cores e plantas utilizados na harmonização de cada setor. "Agradeço a todos pela presença e troca de conhecimentos e experiências. Tenho certeza que seus trabalhos terão um grande diferencial com a aplicação dessas técnicas. Desejo sucesso a todos!", comenta Ana Maria Nagem, especialista do Espaço Único e responsável pelo curso.

 

Paisagem sensorial é tema de palestra de Ana Nagem em BH

A arquiteta e paisagista Ana Maria Nagem, do Espaço Único, fará uma palestra no Centro de Extensão em Educação Ambiental no dia 18 de agosto com o tema "Ambiente em foco: paisagem sensorial". A iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Belo Horizonte (SMMA), através de seu Centro de Extensão em Educação Ambiental, promete a realização de uma série de palestras, visitas orientadas e oficinas ambientais. O objetivo é o de possibilitar que as comunidades possam conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais.

Abertos ao público interessado com mais de 16 anos de idade, os encontros acontecerão na sala verde do Centro de Extensão em Educação Ambiental e as inscrições, abertas a partir do primeiro dia útil de cada mês, podem ser feitas pelos telefone 3246 0600 das 9h às 17h. A programação completa pode ser vista em PDF clicando aqui.


Serviço:
Palestra "Ambiente em foco: paisagem sensorial"
com Ana Maria Nagem
dia 18 de agosto, quinta-feira
das 14h às 17h
Inscrições: 3246 0600

 

'Faça-você-mesmo' garante novos ambientes em instituição social
11 de julho de 2016

O conceito DIY (do it yourself) ou faça-você-mesmo, tem cada vez mais adeptos. Consiste em arregaçar as mangas e fazer intervenções em móveis, espaços e objetos com o objetivo de dar a eles uma nova cara aliando baixo custo e muita criatividade. Pensando nessa ferramenta, os alunos de design do INAP - Instituto de Arte e Projeto - estiveram no Lar Frei Zacarias na última sexta, dia 8, em Belo Horizonte, para requalificar os espaços da rouparia, lavanderia e área de convivência dos funcionários da instituição. Verniz, cola, tecido, tinta e pastilhas deram o tom da intervenção. "Com baixo custo nós refizemos alguns móveis e demos uma cara nova aos espaços e objetos de uso do Lar. Além de colocar em prática o que os alunos aprendem em sala de aula, criamos um ambiente agradável para todos os que frequentam e trabalham no Frei Zacarias. É gratificante", explicou a arquiteta, paisagista e professora da turma, Ana Maria Nagem. Veja mais fotos clicando aqui.

 

'Color blocking' e cromoterapia
Cores vibrantes potencializam efeitos nas emoções das pessoas
20 de junho de 2016

A nova tendência para esse verão é o "Color Blocking". Está em alta usar roupas, maquiagem, acessórios e móveis com cores vivas e energizantes. Se você quer ficar por dentro da moda, mas não abre mão de saber o significado dessas cores, saiba que esses tons vibrantes potencializam os efeitos da Cromoterapia nas emoções e comportamentos das pessoas.

Para quem não sabe, a Cromoterapia é uma terapia que trabalha a harmonia, e o equilíbrio do físico, mental e emocional, através da energia das cores. Elas atuam sob nosso corpo através dos campos de energia (chackras) que circundam nossos órgãos, fortalecendo as energias positivas. O método natural é baseado nas sete cores do espectro solar. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta (nessa ordem). Cada uma possui uma vibração específica. A cor rosa é a única que não faz parte do espectro, mas também tem seu papel na Cromoterapia, veja a seguir.

O significado das cores
Na Cromoterapia a energia da cor ajuda trabalhando nas questões emocionais e, consequentemente, físicas. Confira abaixo o significado de algumas:

Vermelho: é uma cor quente, mais forte e intensa, que simboliza movimento. Ela impulsiona, dilata, estimula e expande. Essa cor tem o poder da atração e sedução sobre as pessoas, porque desperta a sexualidade e o erotismo. O vermelho em geral revela pessoas extrovertidas e que expressam seus sentimentos sem muito comedimento. O vermelho é representado pelo chackra básico, localizado no baixo ventre, e indicado para os dias de indisposição e de desmotivação. Trabalha questões emocionais como a depressão, trazendo mais vitalidade e vigor.

Laranja: dentre as cores quentes, é a mais usada na Cromoterapia. Representa coragem, decisão e simboliza as pessoas aventureiras, com capacidade de elevar a autoestima. É representado pelo chackra localizado sobre o baço. Trabalha a ousadia, para as tomadas de decisões, e a força extra, para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Amarelo: é a cor que distribui e propaga. Representa vivacidade, além de estimular e trabalhar a mente, a criatividade, a inteligência e a concentração. Símbolo de dinamismo e habilidade de expressão. É representado pelo chackra Plexo Solar, localizado no centro do abdômen.

Verde: está entre as cores quentes e frias, simboliza prosperidade e equilíbrio. O verde também combate o estresse e é indicado para quem sofre de insônia, pois acalma a raiva e tensões do dia. É uma cor neutra e revela uma pessoa com grande senso analítico e equilibrada. É representada pelo chackra cardíaco, localizado sobre o coração.

Azul: é a primeira das cores frias. Simboliza calma, serenidade e tranquilidade. A cor representa pessoas prestativas, intuitivas, sensíveis, centradas e harmoniosas. Suaviza as tensões diárias, ajudando a manter o controle das situações. O azul é representado pelo chackra laríngeo, localizado na região da garganta, gerenciando a expressão verbal.

Índigo: é a cor da intuição, da compreensão, da noção da amplitude das situações. É representada pelo chackra frontal, localizado na região frontal da face, o "terceiro olho".

Violeta: é a última cor fria, cor que transmuta, que nos conecta com a nossa própria alma, com as esferas superiores. É o nutriente vibracional do sistema nervoso central, aumenta a concentração e a elevação espiritual. É sinal de paz e nobreza e é representado pelo chackra coronário, localizado sobre a cabeça.

Rosa: é uma nuance do vermelho, uma cor feminina, que sugere a afetividade. Em geral, é usada por pessoas mais emotivas e carinhosas. O rosa tem o poder de energizar e harmonizar os órgãos reprodutores femininos, estimulando os ovários e as mamas. Além disso, é representado pela glândula timo.

Combinando as cores
A proposta do color blocking é misturar no look dois ou três tons vibrantes e contrastantes. O importante é colocar a roupa e se sentir à vontade, sem ter medo de ousar. Duas cores que valem sem misturadas, de acordo com a Cromoterapia são laranja e rosa escuro. Enquanto a primeira trabalha a audácia e a coragem de inovar, mudar e tomar iniciativas, o rosa escuro remete ao afeto, amor e harmonia. É a combinação ideal para novas conquistas afetivas ou para dar mais contorno e estabilidade ao seu relacionamento. E ainda garante mais força e confiança para agir nas questões amorosas.

Uma outra dica é misturar verde e azul. A primeira cor sugere equilíbrio e é antiestresse. O azul, por sua vez, traz tranquilidade, serenidade e paz. A combinação é perfeita para se harmonizar, entrar em contato com seu Eu interior e se tornar uma pessoa mais "zen" e menos reagente aos intensos estímulos externos que estão sempre presentes nas nossas vidas. Também ajuda a trabalhar estados de ansiedade e angústia.

Duas cores que utilizadas em conjunto não se unem positivamente são o amarelo e o azul. Tudo isso porque o amarelo é usado para estimular a mente e deixar as pessoas mais alertas e antenadas, ativando o poder criativo. Por outro lado, o azul remete à tranquilidade e calma, sendo excelente para ajudar a relaxar e ter uma noite de sono saudável. Enquanto o amarelo estimula, o azul acalma, abrindo espaço para um possível desequilíbrio.

Quando pensamos em cores vibrantes, o importante é saber combinar para que o resultado esteja de acordo com sua necessidade do momento. Agora que você já conferiu as dicas da Cromoterapia, entre na moda do "Color Blocking" sabendo escolher o look certo para você.

 

 

Técnicas do Ikebana no fim de semana
23 de maio de 2016

No último fim de semana, 21, a Espaço Único realizou o curso de Ikebana, uma arte milenar na confecção de arranjos florais com base em regras e simbolismos, divulgada no Japão a partir do século VII. Atualmente estas técnicas são utilizadas para decorar, harmonizar, dar energia aos ambientes.

As participantes aprenderam com Marta Belloni, licenciada em Educação Artística, Desenho e Plástica e professora de artes da PBH, os conceitos, estilos, história desta arte milenar e suas aplicações. "O objetivo do curso tem tudo a ver com a cultura oriental: trabalhar a elevação da espiritualidade humana através do contato com a flor e o respeito à natureza, criando um ambiente de harmonia, equilíbrio e arte, e proporcionar uma vida mais harmoniosa, simples e feliz", comentou Ana Maria Nagem, Arquiteta e Paisagista da EU.

Curso e palestra abordam projetos e tendências em BH
17 de maio de 2016

Realizados no último fim de semana (dias 13 e 14 de maio), o curso "Apresentação de Projetos (concept board)" e a palesta "Tendências em design: Feira de Milão" reuniram profissionais em busca de capacitação e novos conhecimentos. Capitaneadas por Tânia Eloísa, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAMIH - Faculdade Metodista Integrada Izabela Hendrix, pós-graduada em Design de Interiores pelo IPOG - Instituto de Pós Graduação de Goiás e professora no curso de Design de Interiores Superior e Design de Interiores Técnico do INAP, as iniciativas mostraram o processo de negociação e elaboração de contratos e apresentação do projeto através de painéis que registram a proposta e o processo projetuais, além de tendências na área do design baseadas na feira de Milão.

 

Design com compromisso social
12 de maio de 2016

Alunas de design do INAP - Instituto de Arte e Projeto - e Ana Maria Nagem, professora e Arquiteta do Espaço Único, reuniram-se nesta quinta, 12, no Lar Frei Zacarias, em Belo Horizonte. Junto aos atendidos pela instituição, o grupo realizou oficinas de artes, de beleza e de troca de ideias. "É sempre bom ao profissional de design realizar esse tipo de imersão, não só pela questão do desenvolvimento de ideias úteis a diversas realidades, mas também pelo fator social. O educador tem o dever de fomentar esse interesse em seus alunos", define Ana Maria.

 

Participantes criam peças diferentes no curso de bricolagem
04 de maio de 2016

Realizado no dia 30 de abril, o último curso de Bricolagem da Espaço Único Projetos Universais foi um sucesso. As participantes aprenderam as principais técnicas da bricolagem e decoupage e puderam colocar os conhecimentos à prova na criação de algumas peças. Depois de usar pedrarias, papéis, fotos, tecidos, cola, pastilhas e muita criatividade, o resultado não poderia ser diferente: opções para presentes super diferentes e o melhor: feitos pela gente. "Além da terapia que é realizar trabalhos manuais, aprender as técnicas do curso nos dá a opção de criar objetos bonitos que dão aquele diferencial na decoração de nossos espaços. E ainda é uma opção carinhosa de presente super bacana, já que fazemos com nossas próprias mãos", define Daniela Giusti, professora que ministrou a aula.

Para quem perdeu o curso haverá uma nova oportunidade no dia 21 de maio no INAP, Instituto de Arte e Projeto. Informações pelos telefones (31) 3467 2051 (INAP) ou 3047 1270 (EU).

 

Ana Maria fala sobre paisagismo no Pitágoras
27 de abril de 2016

A Arquiteta e Paisagista Ana Maria Nagem, da Espaço Único, participou ontem, 27, do "Profissão em Ação", iniciativa da Faculdade Pitágoras em BH. Ana falou sobre "O paisagismo na formação do arquiteto urbanista" para estudantes da área. "Os conhecimentos do paisagismo, principalmente quando relacionados ao urbanismo, trazem uma grande vantagem em termos técnicos aos arquitetos. Vale a pena apostar nessa área", comentou a especialista.